sexta-feira, setembro 09, 2005

A maior de todas

Nunca ninguém jogou como ela. E nunca mais jogará. Hortência de Fátima Marcari, a nossa Hortência caipira de Potirendaba (SP) e seu inseparável número 4 que levava nas costas, foi a maior jogadora de basquete da história. Sua marca registrada era um incrível arremesso em pleno ar, o jump, que executava com uma maestria e uma altura de vôo que deixaria o próprio deus orgulhoso, Jordan. E esse arremesso era feito de qualquer canto da quadra em que atacava por ela possuir aquela habilidade mágica dos gênios.
Além disso, ela (que era ala) ainda pegava mais rebotes que a maioria de nossas pivôs, dava algumas assistências, inflamava suas companheiras com uma garra e vontade de vencer incomparáveis e, outra marca registrada, tinha um arremesso de lance livre único e perfeito.
Quem não lembra da sua formidável concentração naqueles momentos, com aquela respirada funda e sua calma antes de converter, claro, mais um lance livre? Ah, e um detalhe: era muito magra, franzina e tinha meros 1m77!
Os próprios norte-americanos, que se auto-intitulam os deuses do basquete, a reconheceram como a Rainha do Basquete em pleno jornal The New York Times, o mais prestigiado do país. Mas só ontem, 8 de setembro de 2005, eles finalmente a colocaram no Hall of Fame do basquete, em Springfield, EUA.
Por que a honraria veio tão tarde, agora que Hortência está próxima dos 46 anos? Coisas de americanos. Mas a homenagem tardia é justíssima para a grande dama do basquete brasileiro. Aquela que junto de outra jogadora excepcional, a armadora Paula, comandou o Brasil no histórico título mundial em 1994 e na medalha de prata na Olimpíada de Atlanta´96.
Que as novas gerações e os amantes da arte não desgrudem da TV hoje para rever algumas raras e tão belas cenas de uma rainha em ação. Da nossa eterna rainha do basquete.

2 comentários:

  1. Antes tarde do q nunca..!! hahaha, comentário estúpido neh!? Enfim, é q não tenho o q flar, qndo ela jogava eu ainda era pequena... eh isso, bjoo Zé!!

    ResponderExcluir
  2. Opss... o comentário estúpido foi obviamente da Bia!! hahaha, bjoo

    ResponderExcluir