segunda-feira, setembro 12, 2005

Um inédito campeão do mundo

João Derly, de azul, derruba o campeão olímpico
Depois de tanto tempo de história do super competitivo judô brasileiro, o gaúcho João Derly, 24 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil em um Campeonato Mundial adulto. Foi sábado, no Egito. E João ainda foi arrasador na final contra o simplesmente campeão olímpico Masato Uchishiba, japonês. Venceu depois de atacar as duas pernas do japonês e jogá-lo de costas no chão, o que caracteriza o ippon, o golpe perfeito, o nocaute desse esporte. O feito veio na categoria meio-leve, até 66 kg.

Atleta da Sogipa, de Porto Alegre, clube que lhe paga um salário mensal, João não tem nenhum outro patrocínio. Trata-se de novo a história típica do atleta brasileiro vencedor que não é jogador de futebol: a história de um ser abnegado, lutador, que acredita em si mesmo e receber quase nada de apoio.

Ah, esqueci de dizer que em 1997 ele teve uma ajuda de custa mensal de 300 reais do governo do seu estado. Só que gastou tudo o que economizou dessa verba com a viagem que teve que pagar para disputar o Mundial Júnior, em 2000, que ele ganhou. Vale lembrar também que João mudou de categoria antes da olimpíada de Atenas (para a qual não se classificou após ter que disputar uma polêmica segunda luta final com seu adversário; obrigaram-no a isso porque João já tinha disputado uma seletiva em outra categoria) e ainda foi suspenso 6 meses por doping (um diurético que tomou para baixar de peso, no duelo terrível enfrentado por muitos judocas) em 2003.

Até quando nossos campeões serão obra rara de esforços pessoais e muito, muito talento? Sim, o judô já tem uma seleção brasileira permanente, mas ainda é uma modalidade com parca ajuda financeira. Será que ninguém mais percebe o potencial e história de sucessos de nossos judocas, que trazem sempre pelo menos uma medalha ou mais da Olimpíada e Mundial,e ainda apresenta uma impressionante renovação, como esse gaúcho João?

Será porque o judô parece um esporte pouco televisivo e de difícil compreensão para o público não familiarizado com seus golpes e regras? Por outro lado, que empresa não gostaria de contar com a imagem de vencedor em modalidade tão guerreira?

João Derly é um homem raro. É o único brasileiro campeão mundial de judô em todos os tempos. Que ele ganhe o que mereça e possa se preparar bem para o desafio máximo de seu esporte: a olimpíada. Pequim 2008 já está bem perto.

2 comentários:

  1. Humm... pra ser sincera eu não entendo as regras do judô!! é meio complicado, eu até já tentei assisti umas lutas pra entende mas não deu mt certo... hahahah, bjaum Zé!!

    Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi Zéé!!!
    Oh vou ser bem sincero com vc.. Aprendi a ver Judô e a enteder um pouco, depois q a irma do Matheus, que é atleta de Judô veio pra cá e mora no Projeto Futuro.. Campea Paulista da modalidade dela.. E aprendi a ver q mais uma vez esse esporte que tem grandes craques e gente de peso naum tem nenhum tipo de incentivo.. Acompanhei mtos treinos dela.. Naum só admirando ela e sim todos aqueles outros q estao lá pra buscar uma coisa melhor na vida, q buscam no esporte a sua profissao. Fico triste de ver grandes pessoas q poderiam se tornar grandes atletas no futuro parando pq naum tem nenhum tipo de incentivo.. E esse rapaz mais uma vez veio pra consagrar esse esporte q é um tanto complicado, mas q c a Rede Globo se interesasse um pouco mais mtos brasileiros passariam a se interessar e a gostarem.. Só q infelizmente essa medalha de Campeao Mundial para a Rede Globo e outros em geral naum vai ecoar tao forte como uma de uma Olímpiada!!!
    É galera.. Sejam bem vindos a nossa terrinha..
    Sejam bem vindo ao Brasil do Futebol!!!!
    C cuida Zéééé..
    Bjus
    Isabella

    ResponderExcluir