segunda-feira, dezembro 22, 2008

O Herói da LDU


Talvez o futebol não mereça mais a pequena LDU e seus heróis. Os heróis que choraram hoje a perda do título mundial de clubes para o ultra-poderoso Manchester United. O Manchester cujos jogadores pareceram não dar a mínima para essa conquista histórica. Encerrado o jogo (1 a 0 suado), nenhum jogador saiu correndo ou abraçou um companheiro. Nenhum jogador gritou, bateu a mão no peito ou desfilou com a bandeira do clube. Os super astros Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney (homem que fez o belo gol do título), “celebraram” apertando as mãos, ou dizendo insossos parabéns e obrigados sem alterar o tom de voz. Foi a manifestação mais blasé - sem graça, arrogante – que vi em minha vida no futebol. Talvez esse seja o futuro do futebol mundial: a supremacia dos “profissionais”, dos milionários dos super clubes que amam apenas as fortunas que caem em suas contas bancárias, e não o escudo que defendem. Muito menos o país que defendem, pois que bandeira poderia surgir no palco dos campeões? Da Inglaterra de Rooney? do Brasil do super máscara Anderson, ou do menino Rafael, que deixou o país e o Fluminense com 16 anos?, do Portugal de Cristiano “Máscara da Galáxia” Ronaldo?, da Holanda do goleiraço Van der Saar? Da Argentina de Tévez? E faltam ainda outras nacionalidades no elenco planetário do Manchester. Do belo time do Manchester de toques rápidos e muita precisão, mas um time que não apaixona.
Não me apaixona um time que conquista o mundo e não dá a mínima para isso, talvez porque o Mundial dê muito menos dinheiro do que a Champions League ou o Campeonato Inglês. Não me encanta um super astro que joga muito (mas bem menos que o verdadeiro melhor do mundo, Lionel Messi) mas que é arrogante dentro e fora de campo e ainda ostenta aquele sorrisinho besta a cada falta que acha que sofreu.
Os verdadeiros heróis para mim foram os homens que colocaram a pequena LDU no mapa mundi da bola. Depois da épica conquista da Libertadores em pleno Maracanã, contra o Fluminense, primeiro troféu internacional de uma equipe do Equador em toda a história, Cevallos, Mansio, Bolaños e cia venderam caro a derrota para o super time inglês. Sim, perderam, mas o que ficará de mais bonito nesta final para mim não será a jogada envolvente que resultou no gol de Rooney. Será a imagem do goleiro Cevallos imobilizado junto da trave do gol que defendia, do gol que não conseguiu defender do chute mortal de Rooney. Só, com sua dor, Cevallos ficou minutos encostado à trave. Os minutos que simbolizaram o fim do seu sonho mais bonito. Do sonho mais bonito não só dele mas de todo um país para quem o futebol é uma das poucas alegrias. Assim é em todo país sul-americano pobre.
As lágrimas de Cevallos são também as lágrimas de quem ama o futebol, de quem faz daquele palco verde uma razão de sentir, existir e sonhar.
Cevallos venceu o destino mesmo já um veterano, quando superou os críticos que o davam como acabado e velho antes da Libertadores deste ano para ser o grande herói na conquista da América, pegando três pênaltis naquela final. Hoje ele fez um verdadeiro milagre numa cabeçada de cima para baixo de Tevez e fechava o gol até o chute mortal de Rooney. Era o fim. Espero que no gol, o comentarista da ESPN Brasil, não tenha dito a mesma maldade que disse logo no começo da partida. Após fazer aquela defesaça testada de Tévez, o comentarista disse que ele “não é um mal goleiro”. Poucas frases poderiam ser mais depreciativas como essa. Falta a esses homens da TV que babam o ovo em qualquer jogadorzinho que atue no milionário futebol europeu a humildade, decência e espelho de olharem com respeito para os pequenos grandes jogadores do mundo fora da Europa. Cevallos é sim um grande goleiro, o mais importante da história em seu país. Um dos mais heróicos e inacreditáveis da história do torneio mais duro do mundo, a Libertadores. Por isso suas lágrimas emocionaram quem ainda ama o futebol. Quem ainda acredita que a fórmula milhões + craques sem pátria ainda podem perder para a raça e amor dos pequenos.

2 comentários:

  1. Fala Zé, quanto tempo rapaz!

    Nessa véspera de Natal lembrei-me de você, quando encontrei um símbolo do tricolor na camisetinha de Henrique, o mais novo membro da família. Eu e a Japa estamos que é só festa....veja o post abaixo dedicado ao mais novo sãopaulino...

    http://degusta.wordpress.com/2008/12/24/operacao-%e2%80%98lava-tudo%e2%80%99/

    Feliz Natal e bom ano novo pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Fala Zé.
    Vi hoje o Jogos Para Sempre do São Paulo no Mundial, e como tu sabe bem (te liguei na véspera), torci pra vocês. Agradeço até hoje teu mail quando ganhamos em 2006, e lembrei de ti e do Carlucho mais uma vez este ano. Grande abraço, e me permita divulgar o teu blog aqui no RS, principalmente para o Tinho (não sei se tu lembra). Grande abraço - perdi teu e-mail, o meu é mauroborbaporto@bol.com.br.
    Xingu

    ResponderExcluir