quinta-feira, junho 25, 2009

O racismo é parte do futebol?


Tem gente que afirma que é coisa do calor do jogo, que é normal no futebol. O meia Alex, ex-Palmeiras, hoje na Turquia, disse no site da Globo que reclamar de racismo em campo é frescura. Alex foi ouvido sobre o caso de ontem: um jogador do Cruzeiro, o negro Eli Carlos, levou o gremista Máxi Lopez à cadeia acusando-o de ter sido ofendido como “macaco”. Boa parte dos boleiros ouvidos ontem e hoje afirmou que essa ofensa é normal, corriqueira, e que não deve sair dos gramados. Não ouvi nenhum jogador (a não ser os do Cruzeiro) defender o ato do ofendido Eli Carlos e da diretoria mineira, de denunciar a ofensa.
Entre os jornalistas, o mais sensato me pareceu o Arnaldo Ribeiro, da ESPN, que condenou o racismo, mas disse que o caso deveria ser resolvido dentro do campo (talvez pelo juiz, expulsando o ofensor, não seria o mais lógico?). Arnaldo ainda comentou algo importante: por que os jogadores brasileiros só denunciam o racismo em campo quando a ofensa vem de um argentino, quando sabemos que muitos jogadores brancos brasileiros também ofendem os negros?
O caso é que a confusão ontem foi enorme, e a PM, como sempre, mostrou total despreparo, até sacando a arma contra a delegação gremista, para exigir que Máxi Lopez fosse à delegacia.
Como devemos proceder? É racismo ou ofensa normal de jogo? Com a palavra, vocês, leitores. Comentem por favor. E aproveitem para ler, no blog de um ex-aluno meu, que vive hoje em Dublin, a mesma ofensa, feita por um irlandês ao povo latino. O idiota irlandês chamou nossa língua portuguesa de “língua de macacos”. Leiam sobre a indignação do jornalista Vinicius Zanotti, ex-aluno do Uirapuru e Horizontes-Uirapuru no blog dele, o http://passaportebrasil.blogspot.com

2 comentários:

  1. Zé, sou contra qualquer tipo de preconceito. Essa questão de dizer que é o calor do jogo e tal para mim não justifica chamar outra pessoa de macaco ou o que quer que seja, ainda mais um colega de profissão. Agora uma coisa devo concordar, tão ridículo quanto o racismo, são os jogadores brasileiros só abrirem a boca quando isso ocorre com jogadores argentinos em jogos importantes. Quer dizer que somente o argentino é racista?? Se for outro jogador brasileiro não tem problema? Espero que os jogadores tem no mínimo o caráter de abrir a boca em qualquer situação, afinal o orgulho é o mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Igor disse tudo em poucas palavras, o racismo é algo inaceitavel... e que acho que não se deva nunca colocar-se em um patamar de normalidade, independente da situação... agora que essas acusações de racismo sempre acontecem nesses tipos de jogos envolvendo argentinos, é verdade... agora, aquele juiz era terrivel, no momento teorico desta discução os jogadores, 2 do cruzeiro começaram a agredir o jogador argentino do gremio, e nada de expulsão... ai favorece ao pior... mas que essa história de rascimo é indigesta é... melhor dizendo, é RIDICULA!

    ResponderExcluir