quinta-feira, agosto 20, 2009

Absurdo


Seu único inimigo é o tempo. Tempo que ele parece desprezar, tamanha a facilidade com que vem superando-o. Usain Bolt pulverizou mais um recorde mundial, nos 200m. Seus inacreditáveis 19s19, 11 centésimos mais rápidos que sua antiga marca (19s30), repetem a outra diminuição absurda de marca que ele fizera nos 100m. 11 centésimos a menos nessa prova são uma eternidade.
Fora das corridas, diferente das disputas em que parece correr sozinho (só parece?), Bolt é puro compartilhamento. Depois de muito tempo de estrelas do atletismo de cara fechada e máscaras pesadas (os óculos escuros só reforçavam essa marra), sobretudo nos astros dos EUA, o jamaicano impossível é simpatia e alegria pura. Uma superestrela carismática que faz a delícia do público com sua descontração antes (!?) e depois das provas, quer dizer, das vitórias. Porque Usain Bolt sabe que o show pode durar mais que os poucos segundos que ele leva para chocar o mundo com suas passadas longas, velocíssimas e mecanicamente perfeitas como se fosse uma mistura de bicicleta ergométrica com um cavalo de corrida. O show que ele concede com suas caretas, danças e aquele gesto do arco e flecha.
O show de ver aquele que é talvez maior atleta de todos os tempos brincar e curtir feito garoto antes (!?) (repito a exclamação e interrogação pois, como o cara consegue se concentrar com tanta descontração???) e depois das suas carreiras alucinadas.
19s19... na mesma prova que levou quase 30 anos para ser batida depois que o italiano Pietro Menea cravou 19s38 em 1978. Absurdo.
PS - Palmas também para o simpaticíssimo mascote do Mundial de Atletismo de Berlim, o urso Berlino. Depois de vários mundiais e olimpíadas recentes com mascotes sem graça e até ridículos, os alemães souberam que mascote tem de ser algo "infantil", no melhor sentido dessa palavra.

Um comentário:

  1. Concordo, em gênero, número e grau.
    Faço minhas as suas palavras, que descrevem perfeita e sucintamente o maior fenômeno dos esportes da atualidade.

    Aloha,

    Beda Batista
    2B Surf
    www.2bsurf.blogspot.com

    ResponderExcluir