sexta-feira, setembro 25, 2009

Tatuagens na pele e alma



Um livro sobre os efeitos que o surf produz em quem tem o privilégio de deslizar sobre as águas. É isto o que oferece “O Sal na Terra”, do cientista político e surfista português (colunista da Surf Portugal e do blog Ondas), Pedro Adão e Silva. “O sal da água do surf dá sabor à vida mas é também, o sal que trazemos da experiência concreta de surfar que nos ajuda a olhar para as coisas quotidianas de um outro modo”. Aqui surge a beleza e profundidade deste livro: o “outro modo” de Pedro olhar para as coisas é ver – sobretudo, sentir - conexões entre cinema, música, literatura, HQ, pesca, futebol e outras artes com o surf e o mar. Um exemplo é a semelhança que encontra entre cowboys e surfistas, “na vontade de busca nos confundimos com os heróis dos westerns: procuramos uma mitificada onda perfeita e vivemos uma insatisfação permanente quando parece que estamos prestes a encontrá-la...”
Na cultura, em que mergulha com a sede do privilégio dos dias ao mar, Pedro vê inspirações para o surf ou para aguentar os dias sem ondas: ´Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao mar´, escreveu um dia Sophia (de Mello Breyner Andresen, poeta portuguesa). A mim, a sua beleza pura serve-me também para suportar os momentos que não vivo junto ao mar e em que não posso usufruir da ´felicidade máxima de tomar banho entre rochedos´. Nas ondas do mar. A poesia não muda o mundo, nem muito menos faz de nós pessoas melhores. Serve apenas para ajudar a viver. E isso, como as ondas que apanhamos no surf, é tudo.”
As palavras de Pedro Adão são sprays de mar e cultura banhando os surfistas que sabem também surfar a vida. Um livro perfeito para imaginarmos a próxima session e uma vida melhor - mais próxima das alegrias, liberdades e purificação que as ondas nos proporcionam: “Quando visto o fato (roupa de neoprene) e pego na prancha já dentro de água, mas ainda não deitado na prancha, dou os primeiros passos antes das primeiras espumas... costumo sentir um desligar cujo primeiro sinal é ouvir um eco da minha voz. Nada disto é misticismo, pelo contrário, é a razão que fica pura, compartimentada apenas por água. Em poucos sítios se pensa com uma clareza tão absoluta e tão pouco censurada.”

* O livro pode ser comprado no site http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=185830

Um comentário:

  1. Legal Zé! Eu já tinha lido sobre o livro lá no Ondas, logo no lançamento, mas tuas palavras instigaram mais ainda. Vou colocar no planejamento para comprá-lo.
    Valeu, abraço!
    Gustavo

    ResponderExcluir