segunda-feira, outubro 26, 2009

A música que nos desperta


Qual o som que você procura em sua vida? Qual o ritmo? Qual o estilo? Por que você precisa de música para viver? Por que a música nos ajuda a viver? Por que nos sentimos tão bem com quem compartilha os estilos que mais amamos? Por que canções são trilhas perfeitas para o amor e a amizade? Por que lembramos das pessoas que um dia amamos (algumas, seguimos amando, mesmo tanto tempo depois) e lembramos delas e de exatos momentos que as amamos embalados por uma canção em especial?
Por que a música une?
Porque há grandes artistas ou amadores com um coração enorme tentando expressar os sentimentos, mensagens e sonhos mais verdadeiros em notas, batidas e palavras tão belas quanto poderosas.
O filme “O Visitante” conta a história de Walter, um professor solitário e farsante, que dá sem a menor paixão o mesmo curso e aulas há 20 anos. Um homem incapaz de se comunicar de verdade depois de perder a esposa. A esposa artista que tocava magistralmente piano. O piano que ele tenta aprender, mesmo velho, cansado e descrente de tudo. A música que ele tenta expressar, para lembrar da alegria perdida. A música que é a única paixão que lhe restou. Por isso ele tenta, desesperadamente, aprender a tocar.
Não consegue, mas porque falta alguém certo para ensiná-lo, bem diferente dos professores de piano frios que lhe dão aulas.
A oportunidade de Walter será uma conferência que o obriga a deixar a cidade em que vive e leciona, Connecticut, para voltar à Nova York que não visita há anos. Então ele volta para lá, mas encontrará seu velho apartamento de Manhattan ocupado por imigrantes clandestinos. Após o choque inicial e a partida dos ilegais, Walter perceberá no imigrante sírio Tarek algo maior que um invasor. Logo descobrirá que Tarek é um genial tocador de tambor africano. Mais que isso, descobrirá a amizade sem preço de um homem que lhe ensinará, apenas por gratidão e pureza de espírito, como tocar um outro instrumento. E aprendendo a tocar o tambor, Walter voltará a tocar sua própria vida. Talvez uma outra vida.
O Visitante não é só uma história sobre o poder curativo da música. É também um drama sobre os imigrantes ilegais e como são tratados com frieza brutal pelas leis dos EUA. Leis ainda mais duras depois do 11 de setembro. Mas pelo menos os sonhos de Tarek e seu tambor mostram como a música e a amizade pura podem ainda salvar esse mundo tão intolerante.
Peguem esse filme (DVD) e vejam como a amizade e a arte podem superar diferenças culturais tão grandes através das iluminadas interpretações de Richard Jenkins (Walter), Haaz Sleiman (Tarek) e Hiam Abbas, que faz a valente mãe de Tarek, Mouna.
Jenkins é aquele raro ator que consegue expressar os sentimentos mais profundos com um simples inclinar da cabeça, com um rápido movimento com as mãos, com um leve abrir os olhos, quando seus olhos se abrem novamente para pessoas simples que entram de repente em sua vida. Haaz nos faz acreditar em cada sorriso, palavra e canção que toca. Nos faz acreditar até as veias no poder da música. E sua mãe, com uma força e amor sem pieguices monumental em seu desejo de ficar perto do filho, é outra atriz que faz desse filme algo tão real e inspirador.
Não contarei mais respeitando a sábia lição de um dos mais humanos críticos de cinema, o americano Roger Ebert. Vejam o filme para a descobrir a mais valiosa qualidade de uma obra de ficção séria: “mostrar as personagens mudando e como elas mudam”. E aprendam também com o grande crítico brasileiro do Estadão, Luiz Carlos Merten: "Adoro quando sou atropelado por esses pequenos filmes, que me desvendam novas janelas para a realidade."
Mais que isso, O Visitante pode mudar um pouquinho nós mesmos. Quem sabe colocando mais música e amizade em nossas vidas. E quem sabe você entenderá um dos lemas desse filme: "Em um mundo com 6 bilhões de pessoas, basta uma para mudar a sua vida".


PS - Está dando um defeito na barra de Cineminha desse blog. Sempre aparecem uns vídeos de rap. Pra sair disso, cliquem no botão atualizar (as setinhas verdes do seu navegador de internet) ou deem o enter no endereço do blog de novo. Só assim verão os vídeos que realment selecionei, que em geral tem a ver com o último post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário