segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Que Ronaldo seja Eterno

Abatido, emocionado, ele falou devagar, quase sem conseguir falar. A hora da despedida é sempre um silêncio interior insuportável. Assim deixou o futebol o maior artilheiro da história das Copas (15 gols), campeão do mundo e artilheiro em 2002, três vezes melhor jogador do mundo, campeão em todos os grandes clubes porque passou e ainda, sua obra de arte maior, um colecionador que gols maravilhosos que deveriam ocupar uma sala inteiro de qualquer grande museu de arte do planeta.
Mas Ronaldo falou, e entre agradecimentos aos que o apoiaram e o criticaram em sua carreira, ele lançou a bomba de que não conseguia emagrecer por ter hipo-tiroidismo. Já está sendo criticado por isso, por não ter revelado ou até por isso ser mentira, pois a doença é séria demais (traz problemas no coração, cansaço fácil etc) e incompatível com a vida de atleta.
Não entrarei em mais uma polêmica extra-campo sobre Ronaldo, que fora da sua tela verde protagonizou várias confusões. Prefiro ressaltar o craque que foi dentro de campo, do jovem de arrancadas e dribles em série até gols de placa até o veterano que soube transformar a velocidade e a explosão em inteligência e um chute colocado mortal.
Prefiro falar do homem exemplar que foi dentro de campo, pois alguém lembra de Ronaldo menosprezando um adversário ou revidando um pontapé? Alguém lembra de Ronaldo brigando em público com algum companheiro ou treinador? Alguém lembra de um craque que, no crepúsculo da carreira, foi homem e humilde o suficiente para assumir culpas e derrotas como as que sofreu no Corinthians de 2010 e início de 2011?
Prefiro falar do guerreiro de verdade, bem diferente dos guerreiros daquela cerveja. O guerreiro que após enfrentar a pior contusão possível para um jogador de futebol – os ligamentos estourados do joelho – teve ganas e paciência para encarar uma recuperação terrível, às vezes contra a opinião de especialistas. Como o médico que disse que ele jamais voltaria a jogar futebol depois da segunda lesão grave no joelho (ou terceira? Não me lembro mais, já que foram tantas).
Palavrinha tão banalizada hoje, utilizada até nesses livros picaretas de auto-ajuda, Superação é o verdadeiro nome deste Fenômeno e homem decente dos gramados.
Só tenho a agradecer as tantas alegrias, admiração e bons exemplos, sim, que Ronaldo me deu. Bons exemplos que sempre inspiraram jovens como meus alunos, que arregalavam os olhos para as histórias e voltas por cima de R9 com a mesma emoção que só demonstram quando as histórias que passo pra eles são de Ayrton Senna.
Como bem afirmou uma vez o ex-gênio Falcão, “o jogador de futebol é o único homem que morre duas vezes; a primeira vez é quando para de jogar”, mas um dos anúncios de Ronaldo hoje, torço para que se confirme.
Ele afirmou que um dos trabalhos que comandará agora é um instituto social chamado “Criando Fenômenos”.
Que Ronaldo, como faz a irmã de Senna, realmente não seja esquecido nunca agora que propiciará uma bela formação como cidadão e uma chance de futuro no esporte para milhares crianças carentes deste país.
E Ronaldo parece mesmo que tem carinho especial pela criançada, dos fãs que sempre atendeu com carinho e dos próprios filhos, programados ou não. Porque a Ronaldo bastou ver uma foto de sua mais nova cria para assumir o garoto no ato; bem diferente do que fez o maior jogador de futebol de todos os tempos... Por isso sinto que Ronaldo será realmente um verdadeiro craque e homem Eterno.

4 comentários:

  1. Ronaldo é um MITO. Sai dos gramados pra entrar pra história.

    Agora, Ronaldo tem muito mais histórias exemplares do que Senna. Quantas voltas por cima o Ayrton deu?? Deu muitas voltas em adversários (no Prost em Mônaco não conseguiu...), mas em obstáculos que a vida o impôs, nunca. Se for pra dar exemplos da F1, poderia ser Rubinho em 1994, Schumacher em 1999 (esse sim voltou com tudo), ou mesmo Massa em 2009 e Kubica agora.

    Mas o maior exemplo que eu me lembro do automobilismo (e de todo o esporte) se chama Alessandro Zanardi. Esse é o cara! E vai estar nas Paraolimpíadas Londres 2012.

    ResponderExcluir
  2. não desvalorize um herói para valorizar outro, luís. senna é, segundo os maiores especialistas em automobilismo e maioria dos pilotos, o maior piloto de todos os tempos. e até o seu schumacher afirmou isso, aliás, o senna era o ídolo do alemão.
    histórias exemplares? senna era tão instintivo que chegou a guiar em transe em mônaco, baixando meio segundo por volta nos treinos, numa superação de limites absurda contínua, que o fez dar um clique e parar. e depois, nesta corrida, que ele ganharia disparado, revelaria que viu nos túneis de Monaco simplesmente... Deus.
    e senna, quando garoto, era ruim na chuva, e treinou tanto que se tornou o maior piloto, disparado, na chuva. e isso, meu caro, é superação pura.
    e é claro que ele não precisou superar acidentes: ele era tão bom que só teve um acidente grave, justamente o que o matou, não por culpa dele, mas por falha no carro.
    e ronaldo ainda terá que arregaçar as mangas para fazer um pouquinho do que o senna já fazia sem alardear (ajudando instituições) e depois de morto, quando sua irmã realizou seu sonho maior, o instituto ayrton senna, maior ong do país, a que atende mais crianças, em todos os estados do país.

    ResponderExcluir
  3. Sem comenários para falar do Fenômeno, o cara foi simplesmente um dos maiores que vi jogar. Infelizmente não tive muitas chances de ver nosso "Hermano" Diego, mas o Ronaldo foi o melhor que tive chance de ver dentro das 4 linhas. Infelizmente parou de uma forma não digna ao que foi e é no futebol, mas será eternamente lembrado por tudo que fez e que com certeza fará daqui pra frente. E claro, como bom e velho corinthiano fanático que sou, posso dizer que vi o Fenômeno vestir a camisa do Timão, isso não tem preço! Valeu Ronaldo pelos lances e jogadas espetaculares que fez, fazendo o futebol ser ainda mais apaioxonante de se ver e tocer. Desculpe mas não podia deixar de falar sobre os outros comentários sobre o Senna. Para mim é simples, mas com todo respeito Luis, não há que se falar em Senna pq ele é simplesmente incomparável, nínguém chega perto de ter a honra e ser comparado a ele, o cara foi maioral. Abraço Zé. Velho.

    ResponderExcluir