sexta-feira, março 18, 2011

O ídolo que arrancou esse sorriso

Ele é um dos maiores atletas de todos os tempos. O maior jogador de vôlei do planeta por anos e anos. Campeão mundial e olímpico. Um líder cheio de garra e inspiração para os jovens talentos. Falo de Giba, o fantástico jogador de vôlei brasileiro. Um super craque das quadras e ídolo muito assediado. Um cara que poderia ser marrento e de poucos sorrisos como a maioria dos badalados do futebol. Há dois anos, quando voltei ao clube em que vivi meu sonho de atleta no passado (atletismo), ele entrou quase no mesmo momento, na forte equipe montada pelo E. C. Pinheiros. Logo saquei que máscara passava longe dele. Um dia perguntei à moça que comanda um dos elevadores do clube Pinheiros quem era o atleta mais simpático do clube. “Giba”, ela respondeu sem pestanejar enquanto abria um sorrisão, “ele sempre cumprimenta a gente, diz alguma coisa”.
Tratar com simpatia sincera e conversar com as moças e senhoras dos elevadores do Pinheiros, que enfrentam um festival de bom dias e obrigados meio sem graça e forçados o tempo todo, foi a primeira prova que tive do Giba sangue bom. Do raro ídolo humilde, “gente fina” como diriam antigamente.
O tempo passou, sempre o via malhando na academia com seus companheiros de vôlei, mas nunca importunei o craque. Até esta 2ª feira de carnaval, em que ele estava dando duro para se recuperar de uma contusão no tornozelo. Me aproximei apenas para lhe dizer que minha avó, que acaba de completar 100 anos, sempre foi fãzaça dele, não perdendo um jogo importante da seleção de vôlei anos e anos seguidos. E ainda hoje, quando ela às vezes perde a lucidez, quando recobra, sempre pergunta do vôlei e do Giba.
Na hora os olhões azuis dele brilharam de verdade, o cara abriu um sorrisão e me disse na hora: “você vai treinar amanhã? Vem aqui que vou trazer uma camisa minha para você dar a sua avó”.
No dia seguinte eu fui lá, com receio dele esquecer. Cheguei lá, Giba estava brincando com outro campeão olímpico, Gustavo, chamei-o e ele disse, “tava te procurando”. Subimos para onde estava o armário dele, ele mostrou a camisa e começou a procurar uma caneta de escrever em tecido, que encontrou com seu treinador. Ele fez questão de escrever uma dedicatória para Dona Helena e esse é o resultado: deixou minha avó felizona, como há muito não a via. E minha avó, que detesta tirar fotos, posou animadona para essa foto.
Só não sei se ela aguenta o pedido do ídolo: “traz ela num treino, quero conhecê-la”.
Esse é Giba, um ídolo de verdade, dentro e fora das quadras.

3 comentários:

  1. Po que animal Zé... Nos temos um monte de ídolos meio "fictícios" por estarem sempre longe, admiramos seus feitos nas quadras, campos, raias, mares, e seus discursos, mas quase nunca temos a oportunidade de conhecer-los de verdade. O Giba sempre pareceu ser assim, simpático e atencioso, porém, parecia até esse momento. Acredito que tanto vc, (talvez o maior amante de esportes que conheço) como sua Vó, estejam maravilhados com a humanidade de um ídolo, que agora não é mais "fictício" é real. Que legal cara! Momento único! Ah, Parabéns a vovó centenária... Muita saúde para ela e para todos! Valeu Zé...

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi o nome Giba no meio de suas frases eu tive que parar para ler. Realmente é de se admirar! Para ele, a felicidade maior não é mais a fama, o dinheiro e entre ou outras coisas fúteis que são consideradas, muitas vezes, como prioridade para muitos. Mas sim a satisfação de conseguir ser ele mesmo e ter o privilégio de agradar a todos que o admiram com sua carícia, respeito e, principalmente humildade, que para mim, é a virtude mais preciosa de uma pessoa.
    (Obs.: postado às 5:32 AM? Admirei não só o Giba, mas tbm a sua coragem, vontade e inteligência de conseguir redigir em plena matina um texto tão belo)
    PARABÉENS ZÉEE! E parabéns pra sua vovózinha tbm :]
    Por: Daniela - 3ºEM - Col Horizontes Uirapuru

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei do Giba, mas confesso que fiquei admirada com tanto carinho e atenção.
    Ah, e que linda sua vó, Zé! Caramba, 100 anos?! Ta conservada no formol, hein!?, haha. Dá um beijo nela.
    E convida o Giba pra ir visitá-la! Garanto que ele pode arranjar um tempinho na agenda.
    Beeijo.

    ResponderExcluir